Aposentados chegam a receber mais de 30 telefonemas e mensagem por dia de instituições oferecendo empréstimo; acesso a dados é ‘caso de polícia’, diz INSS
O assédio a aposentados por parte de instituições financeiras oferecendo crédito consignado “já aprovado” continua incomodando muita gente. Apesar de medidas adotadas pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) e pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) para coibir os contatos, muitas vezes feitos por golpistas, há casos de pessoas que recebem diariamente mais de 30 ligações e mensagens.
Denúncias sobre a existência de listas com nome, CPF, endereço, telefone, número e valor do benefício são enviadas à Coordenação de Combate a Fraudes do INSS e à Polícia Federal. “Por se tratar de suposto vazamento de dados, deve ser realizada uma investigação policial”, diz o Instituto.
🔹 Como se proteger de golpes com crédito consignado
1. Não clique em links enviados por e-mails ou WhatsApp de remetentes que você não reconhece;
2. Nunca informe seus dados pessoais e bancários quando solicitados em ligações ou mensagens de remetentes desconhecidos;
3. Denuncie o assédio nos canais internos dos bancos citados pelas pessoas que fazem as ofertas, nos Procons ou no site consumidor.gov.br.
Fonte: Estadão
Link: https://www.instagram.com/p/CjjUdqktupV/?igshid=MDJmNzVkMjY%3D